Artigos, Dicas para vender mais

Como vender no instagram para que seu negócio não desapareça de vez!

Descubra como vender no instagram com 3 passos práticos e essenciais para que as pessoas consigam encontrar o seu negócio e, ter um relacionamento ainda mais fiel com sua marca, produto ou serviço.

Se você veio até aqui, deve estar pensando em uma forma de mostrar na internet seus produtos ou serviços e, talvez esteja até pensando em contratar alguem para isso.

Contratar alguem ou fazer sozinho(a) esse trabalho são duas estratégias boas e, não quero de forma algum escolher qual é a melhor! Tudo depende do que você deseja.

Mas, hoje vou falar para você as 3 dicas praticas de como vender no instagram e ter mais resultado!

Calma! Antes de começar quero dizer que essas dicas servem para qualquer produtos ou serviço pois, a lógica é a mesma!

1 – Criar um perfil (conta) profissional!

Agora, você terá um perfil no instagram apenas para sua empresa, vendas ou serviço. Mas, isso não quer dizer que tem que mostrar apenas fotos de produtos. Ja explico o porquê!

O que eu quero dizer é que você precisa separar seu perfil pessoal do profissional!

Mas, você deve estar se perguntando: Mas, as pessoas só entram em contato comigo, meu negócio é meu nome, se eu colocar o nome da empresa elas não irão me encontrar! Isso é verdade…

Porem, não é o nome que você precisa separar mas, o modo como posta!

Se você vender doces ou pacotes turísticos, apesar de áreas diferentes, você precisa pensar que seu perfil agora é para conectar pessoas com o mesmo assunto que o seu. Não mais para vasculhar coisas aleatórias.

Como fazer para ter um perfil profissional?

Comece configurando seu perfil para um conta profissional (Inicio, clique no seu perfil, configurações, conta e, faça a mudança.

Depois, escolha um boa foto de perfil! Se for a sua foto ou de pessoas, melhor! Imagens de produto nem sempre dão bons engajamentos pois, pessoas gostam de seguir pessoas!

Capriche em uma ótima Biografia! O que é isso? É aquele texto no seu perfil que resume o que você é e, o que você faz!

Vamos analisar um exemplo de um perfil pequeno e iniciante. Pois, não adianta analisar agora um perfil famoso pois, queremo algo para iniciantes, ok?

Ele tem o assunto focado em viagens porém, ele direciona para assuntos de seguros.

Nome de perfil diferente de nome de usuário geralmente usado para associar o que você faz com o nome de sua marca. Pois, as pessoas irão buscar o assunto e, encontrarão o seu perfil.

Por exemplo: Elas buscam por “lugares que quero viajar” e, encontram um perfil chamado “Safe”. As pessoas buscam pelo assunto e, não diretamente pelo seu nome. Assim, você se diferencia e é encontrado pelo assunto que seu negócio atende.

Alem disso, ele tem um biografia curta que resume o que propões além de, possuir um blog para onde as pessoas são direcionadas. Mas, se você não tem um blog, canal ou algo assim, pode chamar a pessoa para conversar inbox ou pelo whatsapp. Site não é obrigatório!

Outro detalhe é que, possui poucos destaques, aquelas “bolinhas” kkk e, imagens logo abaixo da descrição. É importante faze-las pois, ajuda ainda mais as pessoas a saberem de forma rápida o que realmente você faz.

Claro, o perfil analisado tem coisas a melhorar. Alias, todo perfil é modificado conforme você for aprendendo ainda mais sobre seu público.

Portando, para seu perfil ficar mais organizado para ser encontrado…

Vamos resumir desta forma nosso primeiro item das 3 dias de como vender no instagram:

  • Foto de perfil mais humanizada;
  • Uma boa descrição na Biografia (analise perfis concorrentes mas, não faça cópias);
  • Nome usuário diferente de nome de perfil (não é regra fixa mas, é o mais indicado na maioria dos casos).
  • Destaques atualizados (você fará com o tempo, não se preocupe);
  • CHAMADA PARA A AÇÃO: Direcione a pessoa a fazer algo na sua descrição de biografia (“chama inbox ou whats”, “acesse o blog”, “assista novo vídeo”, etc). “Mande” a pessoa fazer algo.

2 – Siga paginas, pessoas e assuntos relacionados ao que você faz!

Depois que você já tem um perfil configurado, mesmo que você ache que não esteja perfeito como no exemplo que dei, você precisa conectar pessoas! Como fazer isso?

Siga “hastags” do seu assunto. Por exemplo, se seu assunto é viagens, siga hastags como “lugares lindos”, “viagem de aventura”, “viajar com a familia”… todos que você julgar estar relacionado com o seu assunto.

Importante tambem, seguir páginas e perfis semelhante a sua! Se você vende doces, por exemplo, siga paginas famosas de influenciadores, canais de receitas, etc… Assim, o algoritmo do instagram entende um pouco de você e seu negócio.

Mas, você precisa seguir pessoas tambem, não apenas paginas. Curta um pouco as publicações delas, comente, socialize da mesma forma que você faria pessoalmente. Assim, a chances de você ter mais seguidores aumenta.

Ou seja, interaja com pessoas para que elas te encontrem e, finalmente saber Como vender no instagram!

3 – Depois de tudo isso feito, Como vender no instagram realmente?

Como vender no instagram!

Assustei você? Calma, o bichinho era só para chamar sua atenção e fazer suspense para algo que você quer muito. Assim como, seus clientes tambem irão querer!

Se seu perfil esta focado, as pessoas te seguem pelo mesmo assunto que elas e, você esta interagindo com elas…

Agora, você precisa fazer boas postagens no instagram de forma CONSTANTE e HUMANIZADAS!

Na pratica como seria?

Poste com um certo intervalo de tempo constante. Por exemplo: todo dia ás 12:00 e 19:00 horas.

Conte sempre uma história interessante em cada postagem pois, pessoas adoram ouvir como tudo aquilo que esta na imagem aconteceu, se lembra algo na sua vida… Mesmo que não seja sobre você, uma história é sempre uma história!

Sempre coloque “hastags” no primeiro comentário e não a postagem. Assim, sobra mais espaço para sua história e, a publicação tem mais engajamento pois, já terá um comentário assim que postada.

Deixe seu seguidor curioso, alegre, feliz ou emocionado… as postagens é para conseguir engajamento/movimentação no seu perfil e, não vender um produto ali! Lembre que pessoas gostam se seguir pessoas e, não comprar na internet.

Mas, se as pessoas não gostam de comprar na internet, como vender no instagram?

A resposta é…. valendo um milhão de reais! E que toquem os tambores!

Chamada para ação nas postagens do Instagram!

Isso mesmo! depois de tuuuuuudo isso feito, perfil, engajamento, constância.. é que as pessoas irão desejar algo que você oferece para ajudar elas!

Entende porque falo que é preciso humanizar sua marca, produto ou serviço? As pessoas seguem pessoas, estas desejam o que os outros tem e, vão procurar ter tambem.

Se você tiver um bom perfil, será lembrado e localizado facilmente como alguém que oferece soluções, desejos e boas histórias… e, não aquele perfil que chamamos de “spam” que força um venda, manda mensagem chatas e marca a pessoa sem ela pedir.

Portanto, esteja sempre presente na vida do seu cliente e, não apenas na hora da venda.

Eu sei, o texto foi extenso… mas, se eu não explicasse tuuuudo isso, teria sentido a frase que acabei de destacar?

Assim serão seus clientes, é preciso contextualizar para depois, oferecer a “cereja do bolo”.

Se isso ajudou você, compartilhe com seus parceiros que trabalham com você dia a dia, para que mais pessoas tenham oportunidade de aprender a como vender no instagram tambem.

Deixe seu comentário se você gostou ou não e, se tem mais dúvidas! Ah, se você ainda não sabe o que vender, dá uma olhadinha no artigo que fizemos aqui.

Abraços!